WORLD EXPLORER

DOURO AZUL - 2019

O MS World Explorer, o primeiro navio projetado e construído em Portugal para viagens oceânicas e expedições na Antártida e no Ártico, é também o primeiro navio de expedição em que a PPS se envolve.
Neste projeto integral de interiores, a equipa de Pilar Paiva de Sousa recorreu ao estímulo de uma paleta de cores, padrões, materiais e texturas concetualmente inspirados nos elementos da natureza própria dos itinerários que o navio irá percorrer. Uma das características da perceção de luxo é a noção de amplitude.

Num navio, onde o espaço tem de ser otimizado ao máximo, o desafio da criação de ambientes confortáveis e elegantes é maior. Nas cabines, as janelas panorâmicas são um input de inovação pelo facto de poderem ser abertas na totalidade, transformando-se em varandas. No mesmo espaço, duas estruturas decorativas dividem a zona de dormir do lounge, permitindo que com a janela aberta exista um prolongamento da zona de estar do interior para o exterior. Prevalecem os tons de azul e branco, referentes ao mar e glaciares, que se contrapõem com o conforto das madeiras e as texturas suaves dos tecidos.
Por contraste, nas zonas públicas, numa base de dois tons de madeira – escura e clara – surgem várias tonalidades de cinza, azul e branco, remetendo para o gelo glaciar, assim como os ocres da areia e da terra. A incitação que evoca as viagens transoceânicas surge, de uma forma mais explícita, nos motivos e padrões das alcatifas e nos papéis de parede, mais subtilmente.
As exigentes medidas de segurança requerem um conhecimento profundo dos materiais a usar. Após uma exaustiva procura e seleção de sensibilidade, a sensibilidade e expertise da equipa PPS permitiu construir e criar ambientes apurados e elegantes.