HOTEL S. JOÃO

EM CONCRETIZAÇÃO, PORTO, PORTUGAL

Situado na Rua de São João, o primeiro hotel do Grupo Jasmin resultará da reconversão de um edifício setecentista na baixa do Porto num boutique hotel. O edifício terá uma área total de 1200 m2 e será composto por 28 quartos.
Construído no século XVIII, a edificação apresenta um traçado estilístico e arquitetónico típico dos palacetes burgueses da cidade na época. As obras, que tinha duração prevista de 18 meses, por dificuldades próprias de intervenções em zonas classificadas, prolongaram-se em muito no tempo. No entanto, a reabilitação e o conceito previstos inicialmente mantêm-se, demonstrando o efeito intemporal das intervenções da PPS.

A reabilitação, a cargo da PPS, preserva os elementos decorativos originais como alguns azulejos e tetos em gesso da antiga capela. O conceito desenvolvido teve como principal inspiração a conjuntura da época em que o palacete foi erguido, convergindo para a ideia de Empório. Tendo funcionado como entreposto comercial, o edifício preservava ainda estruturas de atendimento que serviram também de mote para o desenvolvimento do projeto. Combinando uma estética clássica com a contemporaneidade cosmopolita, o projeto PPS para este hotel distingue-se pela mistura eclética de estilos, conciliando mobiliário de inspiração de época com mesas e cadeiras modernas. Nos quartos, a Wall Art exibe peças representativas da abordagem e estilo da PPS. A presença de retratos de pintura clássica retroiluminados, com uma audaz e contemporânea pincelada de tinta sobre o olhar, torna as personagens cúmplices silenciosas do que se possa passar no ambiente do quarto.
As áreas públicas ficarão situadas no piso térreo, onde estão previstos um lobby-bar e uma zona de pequenos-almoços. Uma obra de reabilitação como esta, numa área urbana classificada com elementos arquitetónicos a preservar, requer um trabalho minucioso e uma abordagem sistematizada junto da equipa projetista, de forma a encontrar soluções técnicas que superem os desafios que estas instalações comportam.
O projeto de arquitetura de interiores foi desenvolvido em colaboração com o arquiteto João Figueiroa | B229.